JORNADAS DIDÁCTICAS 2020  
NOVAS DATAS: 21 e 22 de Novembro de 2020
Escola de Arquitetura da Universidade do. Minho, Guimarães
 
   
   
   
CHAMADA DE COMUNICAÇÕES PARA AS JORNADAS DIDÁCTICAS 2020  
Página inicial
Em cumprimento do Plano de Actividades para o triénio 2018-2020, a Associação dos Professores de Geometria e de Desenho organiza a terceira edição das Jornadas Didácticas, que terão lugar na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho no Campus de Azurém da cidade de Guimarães, nos dias 21 e 22 de Novembro de 2020 .  
Comissão Organizadora
 
Comissão Científica
 
Datas Importantes
A Comissão Organizadora das Jornadas Didácticas 2020 tem o grato prazer de convidar professores dos ensinos básico, secundário e superior, e estudantes de mestrado ou doutoramento em ensino, a submeter comunicações sobre experiências didácticas ou perfis pedagógicos no contexto da didáctica da Geometria, da Geometria Descritiva, do Desenho e de áreas afins, que proporcionem momentos de reflexão e discussão sobre abordagens inovadoras ou alternativas aos documentos curriculares relativos aos programas e aprendizagens essenciais das referidas disciplinas, num contexto de melhoria do trinómio estruturante ensino/aprendizagem/avaliação.  
Programa
 
Oradores
 
Chamada de comunicações
 
Submissão de comunicações
  Inscrição
As comunicações submetidas para as Jornadas Didácticas 2020 deverão enquadrar-se, pelo menos, num dos seguintes campos de exploração:  
Jornadas - Curso de Formação
 
Localização e Alojamento
- a inter e multidisciplinaridade como práticas potenciadoras das valências dos conteúdos próprios de diferentes, ou complementares, áreas do saber;   Jornadas Didácticas anteriores
    Parcerias
- a docência partilhada como prática propiciadora da exposição de diferentes abordagens aos conteúdos programáticos;   Contactos
     
- as actividades extracurriculares ilustradoras e consolidadoras das aprendizagens em construção;    
- a aprendizagem por projecto e a promoção de um maior envolvimento do estudante no seu ensino, aprendizagem e avaliação, e na partilha de experiências com os seus pares;    
- o material didáctico como recurso facilitador e motivador do crescimento da autonomia do estudante;    
- a exploração de ferramentas digitais em contexto educativo;    
- as boas práticas de avaliação e classificação atentas ao estudante e motivadoras do seu investimento na consecução da aprendizagem;    
- as metodologias e práticas de avaliação no quadro da existência de exames nacionais no ensino secundário;    
- as vivências das escolas na exploração das Aprendizagens Essenciais das disciplinas de Geometria Descritiva e de Desenho.    
- as experiências lectivas realizadas no âmbito dos domínios de autonomia curricular proporcionados pelo Projecto de Autonomia e Flexibilização do Currículo.  

As propostas de comunicações poderão ser apresentadas a título individual ou colectivo através do formulário disponibilizado nesta página, devendo a sua submissão ocorrer entre os dias 04 de Fevereiro e 10 de Setembro de 2020.

Para poderem integrar o Programa das Jornadas Didácticas 2020, as submissões terão de merecer o parecer favorável da Comissão Científica. A Comissão Organizadora enviará uma notificação sobre este parecer aos autores de todas as propostas de comunicação submetidas, no dia 15 de Outubro de 2020.

Os autores cuja comunicação apresentada a título individual seja aprovada pela Comissão Científica não pagam inscrição. No caso das comunicações colectivas, será oferecida a inscrição a um dos autores.

A Comissão Organizadora das Jornadas Didácticas 2020