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MODELOS TRIDIMENSIONAIS PARA O ENSINO DA GEOMETRIA E DA GEOMETRIA DESCRITIVA

MODELOS DO SISTEMA DIÉDRICO/TRIÉDRICO OU AXONOMÉTRICO (VIDEOS)

MODELOS DO SISTEMA DIÉDRICO/TRIÉDRICO OU AXONOMÉTRICO (FOTOGRAFIAS)

MODELOS DE POLIEDROS E DE SUPERFÍCIES

MODELOS DE SUPERFÍCIES DO INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO

MODELOS DO SISTEMA DIÉDRICO/TRIÉDRICO OU AXONOMÉTRICO

 

"GEOMETRIA DESCRITIVA - Modelos Tridimensionais de Apoio ao Estudo das Sombras e das Axonometrias"

Professoras Ana Paula de Jesus e Maria do Rosário Félix

Gabinete de Geometria Descritiva / Escola Secundária de Pedro Nunes, 2009

 

"GEOMETRIA DESCRITIVA - Modelos Tridimensionais para o ensino da Geometria Descritiva - Modelos do Sistema diédrico/triédrico ou axonométrico"

Professora Teresa Rodrigues

Estágio Pedagógico de Geometria Descritiva

Escola EB2/3 S Cunha Rivara de Arraiolos, Abril de 2009

MODELOS DO SISTEMA DIÉDRICO/TRIÉDRICO OU AXONOMÉTRICO

 

MODELOS DE POLIEDROS E DE SUPERFÍCIES

 

MODELOS DE SUPERFÍCIES DO INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO

As imagens seguintes mostram uma parte da colecção de vinte e sete modelos do Museu do Instituto Superior de Engenharia do Porto, Datados de 1868, foram fabricados pela casa Secretan (Paris), uma das marcas de instrumentos de precisão mais conceituadas do séc. XIX. Com partes amovíveis, demonstram alguns conteúdos da Geometria Descritiva: a penetração dos sólidos, as superfícies regradas, as curvas geradas pela intersecção entre superficies, etc.
Théodore Olivier (1793-1853), que estudou na Escola Politécnica de Paris e em 1829 foi um dos fundadores da Escola Central de Artes e Manufacturas, foi o inventor destes modelos.
O director do Instituto e engenheiro civil, Gustavo Adolfo Gonçalves e Sousa (1818 - 1899), na carta da encomenda, referiu que queria para a escola os modelos de geometria descritiva iguais aos que havia no Conservatório de Artes e Ofícios de Paris, o que revela a grande influência da França no campo do ensino. A importância da existência deste tipo de material didáctico justificava-se pelo facto de, nessa altura, os alunos serem, maioritariamente, artífices: carpinteiros, serralheiros e ourives, pelo que a sua formação em geometria descritiva era essencial para o seu ofício, favorecendo a qualidade dos trabalhos realizados.
Em 2000, os técnicos do Museu do ISEP iniciaram a recuperação destes modelos, que se encontravam bastante danificados. A investigação levada a cabo pelo ISEP ainda não encontrou modelos semelhantes, em nenhuma instituição nacional, facto que leva a acreditar tratar-se de uma colecção única. Existem, contudo, colecções semelhantes no Science Museum (Londres) e no Museu de Artes e Ofícios (Paris).

Modelo de superfície regrada gerada por duas espirais
Modelo de superfície regrada gerada por duas espirais
Modelo de intersecção entre um cilindro e um parabolóide hiperbólico
Modelo de superfície regrada gerada por duas espirais
 
Modelo de superfície regrada gerada por duas espirais
 
Modelo de intersecção entre um cilindro e um parabolóide hiperbólico
Modelo de parabolóide hiperbólico
Modelo de penetração de dois cilindros
Modelo de transformações do conóide
Modelo de parabolóide hiperbólico
Modelo de penetração de dois cilindros
Modelo de transformações do conóide
Modelo de cilindro com plano tangente
Modelo de secção entre uma superfície cilíndrica e uma superfície plana
Modelo de hiperboloide de uma folha e cone assimptótico
Modelo de cilindro com plano tangente
Modelo de secção entre uma superfície cilíndrica e uma superfície plana
Modelo de hiperboloide de uma folha e cone assimptótico
Modelo de penetração de dois conóides
Modelo de superfícies regradas
Modelo de conóide com cone director
Modelo de penetração de dois conóides
Modelo de superfícies regradas
Modelo de conóide com cone director
Modelo de conóide com um plano director
Modelo de penetração de dois cilindros
Modelo de superfícies regradas
Modelo de conóide com um plano director
Modelo de penetração de dois cilindros
Modelo de superfícies regradas
Modelo de dois cilindróides
Modelo de hiperboloide de uma folha e cone assimptótico
Modelo de dois cilindros para transformações
Modelo de dois cilindróides
Modelo de hiperboloide de uma folha e cone assimptótico
Modelo de dois cilindros para transformações
Modelo para transformação de cilindros em conóide
Modelo de parabolóide hiperbólico
Modelo de transformação de um cilindro num hiperbolóide de uma folha
Modelo para transformação de cilindros em conóide
Modelo de parabolóide hiperbólico
Modelo de transformação de um cilindro num hiperbolóide de uma folha

Estes modelos pertencem ao espólio do Museu do Instituto Superior de Engenharia do Porto (Rua Drº António Bernardino de Almeida, 431 4200-072 Porto / Telf. 22 8340508. Horário do Museu : 9h30-12h30  e 14h00-17h00 de Segunda a Sexta-feira)

 

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