Blogue do Centro de Formação da Aproged Mapa do Site da Aproged Contactos da Aproged Área reservada aos Associados Blogue do Centro de Formação da Aproged Mapa do Site da Aproged Contactos da Aproged Área reservada aos Associados Blogue do Centro de Formação da Aproged Mapa do Site da Aproged Contactos da Aproged Área reservada aos Associados Blogue do Centro de Formação da Aproged Mapa do Site da Aproged Contactos da Aproged Área reservada aos Associados
JORNADAS DIDÁCTICAS DA APROGED

O QUE SÃO AS JORNADAS DIDÁCTICAS?
As JORNADAS DIDÁCTICAS são encontros bianuais que a APROGED promove e que se realizam no primeiro período de cada ano lectivo, com o objectivo de partilhar experiências, conhecimentos e preocupações entre professores dos ensinos secundário e superior português, no âmbito da didáctica da Geometria, da Geometria Descritiva e do Desenho.

O Programa das Jornadas Didácticas compreende as seguintes sessões:
- Conferências (apresentadas por professores convidados)
- Comunicações de experiências didácticas Convidadas (apresentadas por instituições convidadas)
- Comunicações de experiências didácticas (submetidas por professores e estudantes de mestrado ou doutoramento e aceites para apresentação pela Comissão Científica).

Serão apresentadas para discussão metodologias adoptadas ou em fase de concepção, por parte de professores no activo e/ou de estudantes em mestrados e doutoramento em ensino, abrangendo abordagens inovadoras aos programas oficiais, práticas de interdisciplinaridade e de aprendizagem por projecto ou docência partilhada e outras actividades extracurriculares, no âmbito da didáctica das disciplinas referidas, com vista à promoção do sucesso na aprendizagem dos alunos.

QUAIS SÃO OS OBJECTIVOS DAS JORNADAS DIDÁCTICAS?
Promover a partilha de recursos didácticos, práticas didácticos, metodologias pedagógicas e reflexões entre professores, no sentido de difundir e estimular boas práticas em contexto educativo. 
Partilhar experiências relacionadas com a didáctica da Geometria, da Geometria Descritiva e do Desenho no contexto do ensino secundário e do ensino superior.
Estabelecer pontos de contacto entre diferentes abordagens didácticas da Geometria, da Geometria Descritiva e do Desenho.

QUEM PODE SUBMETER PROPOSTAS DE APRESENTAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DIDÁCTICAS?
Qualquer professor do ensino secundário ou superior ou estudante de mestrado ou doutoramento relacionado com o ensino pode apresentar uma proposta de comunicação, desde que esta esteja de algum modo relacionada com as temáticas propostas para cada uma das edições das Jornadas.
Todas as propostas de comunicação que forem favoravelmente acolhidas pela Comissão Científica serão incluídas no programa das Jornadas Didácticas.

 

AS JORNADAS DIDÁCTICAS SÃO UMA ACÇÃO DE FORMAÇÃO?
A proposta de acreditação das Jornadas Didácticas 2018 como Curso de Formação de 15 horas de duração com direito a Certificado de Formação de 0,6 créditos para professores dos códigos de recrutamento 240, 500, 530 e 600 encontra-se em processo de análise por parte do Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua.

QUE INFORMAÇÕES EXISTEM SOBRE AS DIFERENTES EDIÇÕES DAS JORNADAS DIDÁCTICAS 2018?
Todas as informações sobre as Jornadas Didácticas de 2016 e 2018 encontram-se disponíveis a partir das hiperligações no cabeçalho desta página.
Em caso de dúvida, poderá entrar em contacto connosco através de aproged@aproged.pt.

optimizado para googlechrome